terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DOÇURAS DE NATAL...


Biscoito pode servir como presente e enfeite
Anjinho, Papai Noel, guirlanda, pinheirinho... Na casa da professora Maria Inês Machado, os biscoitos de Natal são uma tradição de família. “A minha mãe me contava que antigamente decorava os pinheirinhos e na hora de guardar o pinheiro a família comia”.
Hoje, ela é a responsável por fazer estas gostosuras e nos ensina a receita.
Em uma bacia, coloque a margarina e em seguida o açúcar. Misture bem, mas sem bater muito. “Vamos colocar o mel agora, que são 750 gramas. É esse aqui é o ingrediente principal, o pão de mel tradicional pão de mel. Acrescentamos agora quatro ovos inteiros, não precisa bater muito é só o tempo deles misturarem bem, suavemente”.
Acrescente cravo e canela em pó. Aos poucos adicione a farinha de trigo. Dissolva o bicarbonato de sódio na água e junte aos demais ingredientes. Depois de misturar com a colher, use as mãos para deixar a massa homogênea. “Ela tem que ser fininha, sente com a mão. Passa a mão em cima, as bolachas têm que ficar fininhas”.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
As forminhas recortam a massa. Em uma forma untada, coloque para assar por 15 minutos. Essa receita pode render de 150 a 180 bolachas. “Depois de frias nós vamos limpar, tirar o excesso de farinha dos dois lados, que aí eles estão prontos para decorar”.
A decoração das bolachas fica por conta da habilidade e imaginação de cada um. A dica para quem vai fazer a receita pela primeira vez é começar pelos modelos mais simples.
Para fazer o glacê, misture na batedeira: clara de ovo, vinagre branco e açúcar confeiteiro. Por último vai o corante em gel e aí começa o trabalho de artista.

O biscoito de mel, além de saboroso e prático, vira presente de Natal, decoração do pinheirinho e também pode enfeitar a mesa da ceia.
Biscoitos de Natal
Ingredientes:
- 2 ½ kg de farinha de trigo
- 1 ½ colher (sopa) de cravo e canela em pó
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio dissolvido em ½ copo de água
- 4 ovos inteiros
- 250 gr. de margarina
- 750 gr. de açúcar
- 750 gr. de mel

Modo de Preparo:
Em uma bacia, coloque a margarina e em seguida o açúcar. Misture bem, mas sem bater muito. Coloque os 750 gramas de mel. Acrescente os quatro ovos inteiros. Não é necessário bater muito, apenas misture suavemente.
Em seguida, acrescente o cravo e a canela em pó. Aos poucos adicione a farinha de trigo. Na metade do processo, mexa o bicarbonato de sódio na água e coloque na bacia junto com os demais ingredientes.
Com as mãos, deixe a massa homogênea. Use forminhas de diferentes formatos para cortar a massa. Em uma forma untada, coloque para assar por 10 a 15 minutos.
Para fazer o glacê, você vai precisar de duas claras de ovo e duas colheres de sopa de vinagre branco. Ele tem a função de secante, não dá cheiro e nem gosto. Além de 500 gramas de açúcar de confeiteiro.
Em uma batedeira misture tudo e em poucos minutos o glacê está pronto. O creme pode ser usado de diversas cores, basta pingar algumas gotas de corante gel.


Nenhum comentário:

A PÁSCOA VEM CHEGANDO

Oi, tudo bem? Estava ansiosa para fazer algo para a Páscoa. Separei os tecidos, tesoura e a máquina de costura. Foi tudo preparado com...